14 de setembro de 2015
0
||||| 0 n |||||
2551

Gente, quem diria… 50% do Globo Acha Estranho “Dar uns Amassos”

©Zhiltsov Alexandr/Shutterstock

Beijar para muitos de nós é algo comum, é do cotidiano. Beijar é apenas duas pessoas encostando seus lábios, bocas e trocando um número incalculável de germes, e é também considerado o ponto de partida do comportamento íntimo.

O beijo é assunto de canções populares mesmo antes do ‘popular’ existir. Podemos dizer também que ele é o clímax de um milhão de filmes de Hollywood. Mais… o beijo é o meio pelo qual as pessoas selam o compromisso do casamento.

Nem todo mundo gosta de beijo, aliás… muito pelo contrário.

Mas, se você acha que unir os lábios para expressar afeição soa estranho – ou totalmente anti-higiênico – temos uma novidade: segundo um estudo, a maioria das culturas em todo o mundo concorda com você.

Quem acha que beijo é sinônimo de romance?

No estudo publicado no American Anthropologist, pesquisadores estudaram 168 culturas em todo o mundo, e descobriram que somente em 77 destas culturas as pessoas usam a união clássica dos lábios como sinal de afeição romântica.

Nas outras 91 culturas, o beijo romântico mal estava presente. Etnógrafos sócio-sexuais passaram algum tempo em campo documentando cuidadosamente o comportamento íntimo para chegar a este resultado, que podemos chamar de surpreendente, por exemplo, nem mesmo um único beijo romântico foi observado na África subsariana, nas culturas coletoras da Amazônia, ou na Nova Guiné. Além disso, estudos anteriores mostraram que quando alguns grupos indígenas viram pela primeira vez o beijo romântico dos ocidentais, o consideraram repugnante e anti-higiênico.

Nem bitocas, nem selinhos, nem beijos oceânicos…

Isso não quer dizer que não há beijinhos ou bitocas menores rolando. Vale dizer que os autores do estudo só focaram no beijo romântico. Beijos entre pais e filhos ou saudações com dois beijinhos foram ignorados. Foram também deixados de fora os beijos menos comuns como o “beijo oceânico” (está curioso e não sabe como é esse beijo – não se acanhe, vai olhar lá no Google).

Onde os beijos de amor são mais vistos?

O beijo (amasso, na gíria) sinaliza amor. O Brasil, país com muitas culturas e subculturas de imigrantes, é uma das zonas onde ocorre bastante o beijo romântico. Nos EUA, também. Mas alguns dos nossos vizinhos próximos pensam de outro modo. Somente 55% das culturas nativas norte americanas beijam romanticamente, e somente 70% dos europeus o fazem. Todas as 10 culturas do Oriente Médio pesquisadas no estudo adotam o beijo como um gesto romântico.

Além de gostoso, prazeroso, é também um gesto de carinho e, obviamente, liga a saúde e a qualidade de vida. Mas… a grande verdade é que muitas pessoas ao redor do globo recuam diante da ideia de fazer uma sessão de amassos.

Vamos respeitar as diferentes culturas, mas eles não têm a mínima ideia do que estão perdendo, né?! 😀

Compartilhar:
Tags:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*