O profissional de educação física da rede Just Fit Academias, Márcio Saab Carrer, explica que, além da execução e amplitudes corretas, a questão das cargas x repetições requer muita atenção. Isso remete diretamente a intensidade de treino.
Inversamente proporcionais: carga x intensidade. Essa é a grande chave para o sucesso dos treinos e acertar o alvo, mas algo que não se pode variar é a chamada “falha concêntrica”, que nada mais é do que a impossibilidade de se fazer uma repetição a mais. O grande motivo do insucesso dos treinos de musculação é fazer as repetições propostas, sem que seu músculo “grite”, seja por número de repetições ou por carga elevada.
Imagine que uma série possui 10 repetições a serem realizadas, a carga escolhida deve ser suficiente, para que a última repetição seja feita com muito esforço, quase não sendo realizada. Isso vale para qualquer número de repetições, sem que haja esse “sofrimento” nas últimas repetições, dificilmente seus músculos irão se desenvolver.
“As mulheres normalmente reclamam que os treinos de musculação não dão o resultado esperado, nesse caso só há uma explicação: falta de intensidade. Normalmente por medo de ficarem com aparência muito forte, acabam ‘dosando’ as cargas. Fiquem tranquilas: isso não irá acontecer, afinal, são os músculos que irão transformar o corpo”, explica o especialista.
Adicionar comentário