Quem treina fora da academia – em casa, no parque ou na sala de ginástica do prédio, por exemplo –, além de tomar cuidado com a execução correta dos exercícios para evitar lesões e seguir recomendações médicas específicas, deve estar sempre em busca de novos exercícios, que estimulem o corpo a continuar se desenvolvendo.
Depois de realizar o mesmo movimento algumas vezes, nossos músculos se adaptam àquele esforço e, depois de certo tempo, não respondem mais ao estímulo como no início. Por conta disso, é preciso, de tempos em tempos, modificar o treino e aumentar a carga dos exercícios, a fim de oferecer novos incentivos ao corpo. Nas academias, essa troca é observada e orientada pelos professores. Porém, quem treina por conta própria deve ficar atento à resposta do corpo e buscar sempre novas modalidades de exercícios.
Com os abdominais não é diferente. No início, a realização do movimento básico (pés apoiados no chão e mãos atrás da cabeça) parece ser demais. Porém, com o tempo, ele torna-se muito leve.
Exercício para definir o abdome
Para quem está em busca de um exercício mais pesado para chapar a barriga, a personal trainer Iva Bittencourt ensina um abdominal avançado que trabalha os músculos reto, oblíquos e transverso do abdome. “O exercício fortalece o abdome e ajuda a queimar as gordurinhas”, afirma a especialista, que adverte: “Ele só não é indicado para pessoas com dores na coluna lombar.”
A sugestão da profissional é realizar 2 séries de 10 repetições no início e, conforme adquirir resistência, aumentar para 3 séries de 15 repetições. Veja como executar o abdominal:
- Movimento 1: Sente-se sobre um tapete macio, almofada ou colchonete. Incline o corpo levemente para trás até achar o ponto de equilíbrio. Lentamente e sem dobrar os joelhos, retire um pé do chão e depois o outro. Mantenha-os no ar, sustentando com a força do abdômen. Deixe os braços esticados para frente.
- Movimento 2: Mantendo os braços estendidos para garantir o equilíbrio, puxe os pés em direção ao abdômen e retorne à posição inicial. Esta é uma repetição.
Adicionar comentário