Festas de fim de ano, Ano Novo, verão, Carnaval… São várias as justificativas encontradas nessa época do ano para começar um novo programa de atividades físicas, ou ingressar em uma academia.
Se formos olhar com profundidade para cada um desses “motivos” e analisarmos com um pouco de cuidado, podemos perceber que todos eles vêm sendo usados há décadas com a ideia de serem “o estímulo que precisamos para começar” em algum programa de atividades físicas.
O problema é que todo ano continuam sendo somente “estímulos” pois, de verdade, não são fortes o suficiente para mudarem nossos hábitos e, efetivamente, raríssimas são as pessoas que mudam pensando nisso.
A primeira causa disso é porque todos esses estímulos citados acima têm validade curta. As Festas passam e na 2ª semana de janeiro você já esqueceu o quanto comeu durante os festejos. O Ano Novo só é novo até, no máximo, fevereiro. O verão acaba em 3 meses… e o Carnaval acaba em uma semana. Mas a vida continua… e o que motivará daí em diante?
A grande verdade é que a motivação para começar a ter uma vida fisicamente ativa não vem de razões assim. Elas são supérfluas. Não são fortes o suficiente. E a força necessária para essa mudança, precisa vir de algo mais importante.
Entre vários motivos que podemos pensar, um bastante forte – e que pode até soar um pouco rude – é o acesso a informação. Hoje temos, todos os dias, a informação de que desperdiçar água é algo absurdo, e que somente alguma pessoa ignorante, mal educada ou desinformada o faz.
Aí eu pergunto: com tantos estudos e tantas reportagens falando que é essencial se mexer e fazer exercícios para se ter saúde e uma vida saudável, quem ainda hoje consegue viver sem se exercitar? Parece que deve ser o mesmo tipo de pessoa que desperdiça água, não? Ou será que a preguiça é uma justificativa válida para alegar ignorância em relação à SUA saúde?
Exercícios têm que fazer parte da sua vida para sempre e, quando você não puder ir à academia ou no clube ou no parque, é OBRIGATÓRIO incluí-los no seu dia a dia, caminhando mais do que andando de carro, subindo ou descendo escadas, etc.
Pense nisso! Você É uma pessoa educada sobre isso!
Que 2016 seja um ano realmente novo para você!
Adicionar comentário