Os exercícios durante a gestação podem ajudar mulheres que desejam ter um parto normal desde que sejam aqueles que ajudam a melhorar a força, a consciência e o controle da musculatura do assoalho pélvico, que é o mais trabalhado durante o parto. Esses exercícios devem incluir a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvam a força de determinados músculos.
Criada para mamães que ainda estão carregando o bebê na barriga ou para aquelas que já estão com eles no colo e desejam voltar à boa forma, mas não podem se desvincular de seus bebês, a novidade surgiu da profissional de educação física Audrea Lara, pioneira em trazer a modalidade que mistura ballet com atividade física para o Brasil. Assista ao vídeo da aula no final da matéria.
Audrea viu a necessidade de recuperação da saúde física e emocional de mulheres no puerpério, que ainda na fase de amamentação precisam manter a saúde e o corpo delineado, mas que não podem fazer qualquer atividade. “Alguns exercícios estão proibidos nesta fase, que são aqueles que bloqueiam a respiração, por exemplo, os abdominais em decúbito dorsal, deitado de costas, e exercícios em decúbito ventral e posições invertidas“, comenta. Além disso, a gestante não deve se exercitar sozinha. “Por isso, a aula de Ballet Pilates Bebê a Bordo trabalha com n&u acute;mero limitadas de alunas para que todas possam alcançar a manutenção ou até perda de peso, fortalecimento das regiões mais enfraquecidas, manutenção e melhora da postura nesta fase de sobrecarga desta região“, explica.
Para isso, a aula utiliza os princípios do pilates com os movimentos adaptados da dança e promove a perda da gordura localizada principalmente na região abdominal.
Para isso, a aula utiliza os princípios do pilates com os movimentos adaptados da dança e promove a perda da gordura localizada principalmente na região abdominal. “Trabalhamos com movimentos de redução do peso corporal, estímulo da capacidade de desempenhar atividades maternas graças aos movimentos aeróbicos e de força e aumento a densidade mineral associada à amamentação“, conta Audrea.
Os exercícios são feitos de maneira lúdica e mesclam ritmo, fluidez e muita segurança para que mamães e bebês aproveitem as aulas dinâmicas e eliminem até 600 calorias por hora. “O colorido das fitas, as bolas em dois tamanhos, elásticos e até os espelhos da sala, deixam as crianças envolvidas com a atividade e o mais legal é que elas ficam em contato direto com a mãe e presas com muita segurança pelo canguru, assim elas conseguem ter toda a mobilidade que precisam para fazer a aula“, fala a especialista.
As numerosas transformações físicas, as alterações hormonais em combinação com falta de descanso e a responsabilidade de cuidar de um recém-nascido, normalmente deixam que os sentimentos de ansiedade e depressão tomem conta das novas mamães.
Assista o vídeo e veja mais sobre aula
Clique aqui e veja mais vídeos
Adicionar comentário