6 de outubro de 2015
0
||||| 0 n |||||
1357

Cheque os 4 Passos Para Identificar o Melhor, Entre os Azeites Extra Virgem

©Marian Weyo/Shutterstock

Como você deve saber, a diferença entre um azeite comum e um azeite de oliva extra virgem é a maneira como ele é extraído.

Enquanto os azeites comuns são prensados em altas temperaturas, os extra virgem são prensados a frio, o que garante a integridade de sua estrutura química, que é bastante delicada.

Mas, saber sobre o processo de fabricação não é suficiente para escolher entre as várias marcas nas prateleiras.

Para escolher o melhor entre os melhores, siga as dicas e bom apetite!

1 - Conservação

Eles devem estar protegidos da luz e do calor, portanto o ideal é que estejam em recipientes escuros e armazenados em locais com temperatura controlada.

2 - Prefira os azeites não filtrados

Como verificar isso? Observe o fundo da garrafa. Se houver sedimento, ele mantém essa qualidade. Você também pode virar a garrafa de cabeça para baixo e agitá-la. Se de transparente ele passar a ser opaco ele não é filtrado. Então, ao usá-lo no dia-a-dia, você sempre deverá agitar a garrafa antes de servir.

3 - Data de validade

Verifique se a embalagem grava a data de fabricação e a data de validade. Essa checagem é importante para qualquer alimento, mas no caso do azeite é uma forma de garantir que, caso ele esteja em local com temperatura não controlada, ou exposto à luz, que seja pelo período de tempo mais curto possível.

4 - Aroma

Prefira azeites que não tenham aromas de azeitona em conserva. Isso significa que o produto tem um defeito (tulha), o que reduz sua qualidade, suas virtudes culinárias e seus benefícios nutricionais.

Depois de observar cada um dos quatro itens anteriores que garantem a qualidade e juventude do produto, procure degustar o azeite. Seu paladar também deve “ser ouvido”. E não falamos da degustação profissional, que envolve um ritual bastante detalhado.

Se o local onde você estiver fazendo a compra não oferecer a possibilidade da degustação e você optar por comprar o produto, lembre-se de mantê-lo em casa sob os mesmos cuidados de armazenamento que você exigiu no ponto comercial onde ele foi comprado.

Compartilhar:
Tags:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*