Você tem dificuldade de treinar corrida porque sempre no meio do percurso começa a sentir aquela dor na lateral da barriga e não consegue continuar. Esse é um dos motivos que muitas pessoas acabam desistindo dessa modalidade como atividade física. Mas, segundo a professora da Smart Fit, Maria Carolina Pimenta, esse incômodo pode ser evitado de forma simples.
O principal fator é respirar sempre pelo nariz durante a corrida. É normal ouvirmos que a pessoa está respirando errado. A educadora física explica que a dor acontece quando respiramos pela boca. “Isso gera a má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo a produção de ácido lático, que causa a dor lateral”, explica.
Pessoas que estão iniciando na atividade física ou são sedentárias têm mais chances de sentirem a dor, pois uma atividade intensa demanda mais condicionamento aeróbico. Por isso, o treino diário, ou pelo menos três vezes na semana, também é um fator que vai evitar esse incômodo, pois o condicionamento físico vai melhorar e a dor de lado não aparecerá mais.
Se a dor veio durante a corrida, é quase impossível dar continuidade ao treino. A recomendação da Carolina, então, é parar a atividade, respirar profundamente pelo nariz, enchendo bem os pulmões e soltar o ar profundamente pela boca. “Repita essa ação várias vezes até a dor passar. Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e você poderá dar continuidade ao exercício. E lembre-se, alimentar-se de maneira leve e saudável, principalmente antes do treino, vai permitir que o seu desempenho seja muito melhor na corrida, consequentemente, evitar que você sinta a dor”.
Adicionar comentário