Correr na esteira é uma atividade fácil e, normalmente, sem perigo, no entanto, é recomendado utilizar o aparelho sob orientação de um personal trainer ou fisioterapeuta, evitando agravar problemas de saúde, como artrite ou sobrecarga cardíaca. Além disso, quando a pessoa está com peso acima do normal, deve ter cuidados especiais, como calcular as batidas cardíacas ou fortalecer a musculatura, por exemplo.
Apresentamos, aqui, algumas vantagens em correr utilizando as esteiras. Confira!
- Uma das vantagens é você poder escolher o melhor momento da sua agenda para fazer o treino, além de treinar em ambiente seguro e sem chuva, frio, calor ou trânsito.
- Por ser uma superfície plana e estável é mais fácil do que correr na rua.
- O piso, por ser mais regular devido aos amortecedores da esteira, proporciona menor risco de lesões articulares. É ideal para corredores iniciantes devido ao menor impacto, em média de 10% a 20% menor do que na rua.
- O controle de velocidade é ideal para quem está se recuperando de lesões, já que permite controlar a intensidade do treino.
- A esteira proporciona um melhor controle das variáveis do treino, como velocidade, inclinação, tempo, distância e, principalmente, controle da frequência cardíaca.
- Menor esforço físico devido ao fato de não ter a resistência ao ar e uma menor oscilação do corpo, proporcionando mais facilidade para a aprendizagem.
- Proporciona melhor controle e análise dos movimentos biomecânicos, possibilitando ao professor corrigir a execução dos movimentos.
INICIANTES
Iniciantes podem começar com uma caminhada leve intercalada com trotes de 1 minuto, até alcançar uma corrida de 25 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes na semana, até atingir 3 a 4 km.
INTERMEDIÁRIOS
Podem correm 4 vezes por semana em velocidades moderadas para fortes, até atingir de 5 a 6 km.
AVANÇADOS
Podem correr até 5 a 6 vezes na semana com intensidades fortes, sempre descansando um dia para a musculatura relaxar e recuperar. A distância é direcionada conforme o objetivo do corredor.
Adicionar comentário