O consumo de sódio em excesso é sabidamente um problema alimentar, favorecendo o aumento da pressão sanguínea e causando problemas de rim, a longo prazo. Confira algumas dicas para realizar um pequeno reajuste no seu consumo de sódio. É muito fácil, e só vai fazer bem para você!
Prefira carnes frescas àquelas processadas. Uma boa dica para saber se o alimento à base de carne que você está consumindo tem muito “sal” é o tempo de vida dele na geladeira. Quanto mais durar, é provável que mais sódio ele tenha.
Quando for comprar os ingredientes da sua salada, a primeira opção é que eles sejam frescos. Se comprar já embalados, evite as marcas que já tenham algum tipo de tempero ou, se der para evitar, molhos prontos.
Dê uma olhadinha na etiqueta do produto e compare com similares. Você vai ver que, muitas vezes, produtos semelhantes têm composições diferentes e, com isso, você tem a chance de selecionar aquele com menor percentual de sódio.
Cuidado com alguns produtos que “enganam” por não parecerem tão salgados: o queijo cottage é um exemplo.
E a água mineral?
Existe muita discussão sobre este tema, mas o fato é que, segundo a OMS, o ser humano deve consumir ao redor de 2.000mg de sódio por dia. Vale verificar o rótulo da sua água mineral preferida, mas é provável que você não encontre muitas delas com níveis superiores a 50mg/l. Com esta concentração, ainda que você tome 3 litros de água engarrafada por dia, o seu consumo de sódio, via água mineral, não ultrapassará 7,5% do total máximo diário.
Caso encontre marcas com concentrações superiores e você sofra de problemas de pressão alta, basta substitui-la por outra.
Reprograme-se!
Se você tem o hábito de comer as coisas muito salgadas, saiba que é possível reprogramar este hábito. Com redução no seu consumo diário de sódio, em apenas 2 meses após essa mudança alimentar, seu corpo já estará habituado e você, inclusive, começará a achar as comidas meio salgadas, quando fora do seu novo padrão.
Adicionar comentário