Dicas Para Remover Maquiagem e Evitar Resíduos na Pele que Podem Provocar Espinhas
Assim como a brincadeira só termina na hora de recolher os brinquedos, a beleza em usar maquiagem só é completa se soubermos remover completamente os resíduos da pele. “É muito importante ter higienização adequada e tirar toda a maquiagem: em toda a região facial para evitar a obstrução dos poros, que favorece o aparecimento de acne; na área dos olhos, para evitar olheiras e envelhecimento; e nos cílios para evitar blefarite, um processo inflamatório causado pela presença da sujidade que pode fazer uma obstrução do ducto de saída da glândula, criando uma inflamação e posteriormente as bactérias da nossa própria pele podem contaminar a área e evoluir para o terçol”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
O dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da SBD e da AAD, afirma que não é indicado retirar o make apenas com produtos de higiene básica, pois eles não são capazes de eliminar todas as impurezas.
1º passo – demaquilante
O demaquilante é um produto eficaz, que ajuda a remover os resíduos de maquiagem e poluição, que são prejudiciais à pele. “Na hora de comprar o produto, as diversas opções podem gerar dúvidas sobre como escolher demaquilante. O melhor demquilante é aquele no qual você não precise fazer força para retirar a maquiagem”, explica o Dr. Jardis. Está em dúvida sobre qual escolher? “Os demaquilantes em forma de loção, gel e espuma retiram os resíduos mais leves da pele, como restos de batom, blush e sombra em pó, porém, para remover produtos de longa duração e a prova d’ água, procure usar demaquilantes específicos para cada tipo de maquiagem. O demaquilante em creme é ideal para peles envelhecidas, sensíveis ou secas. Já a versão líquida se adequa a todos os tipos de pele, até as mais sensíveis. Mas atenção: nem sempre retira direito maquiagem à prova d’água. O demaquilante bifásico é metade óleo, metade água, ideal para tirar o make à prova d’água. Não é indicado para peles acneicas ou oleosas. Demaquilante em leite é ótimo para pele sensível, seca ou ressecada, mas também não é indicado para a pele com acne ou pele oleosa. Lenços podem variar na composição e ser adequado para cada tipo de pele. Por fim, a água micelar promove boa limpeza e é uma ótima opção para peles sensíveis e outros tipos de pele”, explica o médico.
2º passo – sabonete
A escolha do sabonete deve ser baseada no tipo de pele e necessidades individuais. “Háhá´Há sabonetes de controle de oleosidade ou de acne com extratos anti-inflamatórios, ativos adstringentes como hamamélis, camomila, menta piperita, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, triclosan, extratos cítricos, entre outros; as peles mais sensíveis, maduras ou secas devem receber loções de limpeza, mousse ou leites sem saponáceo para realizar a higiene diária sem retirar o manto lipídico protetor e apenas remover impurezas”, ensina a dermatologista Dra. Claudia Marçal.
3º passo – esfoliar (de duas a três vezes por semana)
Para ajudar na renovação celular, melhorar a penetração dos ingredientes hidratantes que virão na sequência e complementar o ritual de beleza, o esfoliante é ideal. “Utilizar, de duas a três vezes por semana, um esfoliante, de preferência com ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot para promover renovação epitelial. Aplicar na pele molhada, após lavar com o sabonete, massagear com movimentos circulares e deixar ficar por dois a três minutos e enxaguar”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
4º passo – tônico ou adstringente
A última etapa conclusiva do ritual de limpeza é a tonificação. “Estes produtos, apesar da nomenclatura tônico, podem ser calmantes, hidratantes, antioxidantes, adstringentes e mesmo agregarem o benefício de demaquilantes de modo complementar”, explica a médica Dra. Claudia Marçal. Os tônicos, além da limpeza complementar e da retirada de resíduos, têm o papel de recuperar também o pH da pele. “As peles oleosas podem se beneficiar de loções adstringentes com pequena porcentagem de álcool enquanto as mais sensíveis devem evitá-lo. Os ativos como moléculas mimetizadoras de células germinativas de extratos vegetais naturais como edelweiss, menta piperita, Iris, camomila, linho, romã, berrys são importantes para fazerem estas funções específicas de nutrição, efeito calmante e antioxidante, completa a médica.
Confira novidades em produtos para higienização profunda da pele:
- Emulsão de Limpeza com ação demaquilante, da Buona Vita, é uma poderosa fórmula multifuncional para limpeza, ação demaquilante e higienização facial. Sua formulação suave restabelece a pele, acentuando sua renovação. Remove impurezas mais enraizadas. Contém extrato de camomila.
- Acqua Demaquilante com Aquaporine, da Pharmapele, é um fluído demaquilante que remove efetivamente as impurezas e maquiagens à prova d’água. É rico em Aquaporine, proteína que transporta água das camadas mais profundas da pele, para as mais superficiais. Indicado para peles oleosas, Acqua é um demaquilante inteligente, que higieniza e preserva a hidratação natural da pele.
- Esfoliante Onface, da Biozenthi, conta com argila verde e extrato vegetal da calêndula, junto com as micropartículas de esfoliantes, para proporcionar esfoliação suave, removendo as células mortas e mantendo a pele hidratada e macia. Desenvolvido para ser usado de duas a três vezes na semana, durante todo o ano. O produto tem uso seguro para veganos e não contém glúten.
- USK Hydra Calming, da Under Skin, é um tônico de limpeza e hidratação facial para peles secas e normais, sem álcool na composição, que remove até 93,1% da maquiagem à prova d’água e tem na associação de ativos o seu grande diferencial. Sua fórmula conta com um Blend de onze Aminoácidos em um coquetel que facilita a absorção de tratamentos posteriores, tem efeitos hidratantes e antioxidantes, além de manter o pH natural da pele.
Adicionar comentário