Feriado prolongado e família reunida. Somados ao feitiço exercido pelo chocolate, esta combinação pode refletir em ponteiros da balança a mais. Para evitar os quilos extras e deixar a Páscoa saborosa, a nutricionista Cynthia Antonaccio elaborou algumas dicas inteligentes e bacanas para você.
Aos amantes de bacalhau, fiquem tranqüilos para aproveitar a iguaria. As versões desfiadas têm mais óleo, e as gratinadas mais gordura do creme. O ideal são receitas que incluem vegetais como brócolis, pimentões. Deixe de lado aquele molho que se acumula, geralmente é rico em azeite e sal. Faça um prato, saboreie com calma, e procure não repetir.
Acompanhado de arroz soltinho, alho e cebolas cozidas você terá um refeição típica, sem excessos.
Como muitos não comem carnes nesta época – mas também não curtem peixes -, acabam optando por massas. A dica, neste caso, é porcionar metade do prato, buscar molhos mais leves, como fio de azeite com ervas, e molho de tomate.
Outros vão se deparar com os pratos tradicionais da família. Nessa hora vale colorir mais o prato e manter a moderação. Por mais que a comida seja mais requintada, você não vai ganhar peso se comer um (01) prato bem servido, sem excessos. Escolha uma fonte de proteína, um peixe, fricassê de frango ou uma carne assada – para dar a você mais saciedade.
Muito comum são as várias guarnições para acompanhar o prato principal, escolha duas no máximo. Porcione cada uma com 1 colher de servir. Por exemplo: 1 fatia de carne assada, 1 colher de arroz com amêndoas, 1 colher de farofa ou batata. Mas não os 3 juntos. Procure incluir 1 porção de salada, mesmo que pequena.
Na hora do doce, nem vale discutir. O assunto é chocolate. Sendo assim, nem perca tempo elaborando outras delícias. Vá de chocolate, mas com moderação. Um ovo de 300g não é uma porção individual. Compartilhe o ovo de chocolate. Pique em pedaços pequenos na palma da mão. E saia rapidamente de perto da fonte!
Compense com uma boa hidratação, frutas e mais vegetais em todas as outras refeições. Comece os dias do feriado com um café da manhã saudável: iogurte, frutas, cereais. E vale, também, investir em frutas nos intervalos.
Faça da refeição da Páscoa um momento especial para reunir a família, amigos e, claro, celebrar! Sem culpas, mas com equilíbrio.
Feliz Páscoa!
Adicionar comentário