Fizemos essa pergunta a diferentes tipos de especialistas e a resposta foi unânime: mesmo que você tenha um sofá que é um soporífero, o correto é dormir na cama.
Todos nós, sem exceção, já passamos por isso. Você toma um banho, se aconchega no sofá e tenta assistir à TV. Em minutos você compra a passagem, só de ida, e embarca nos braços de Morfeu.
Dormir no sofá é compreensível, já que chegamos cansados e estressados… mas é necessário saber que há algumas razões para que você arraste a sua carcaça até a cama, por mais distante que possa parecer a caminhada de poucos passos até o quarto.
Sofás não são tão limpos quanto você pensa
Sofás raramente estão devidamente limpos. E as capas das almofadas? Esquece. Elas também estão, invariavelmente, na mesma condição do sofá. Comentamos isso porque você também deve ser uma daquelas pessoas que trocam suas fronhas e lençol da cama, pelo menos uma vez por semana, pois sabe que isso evita os ácaros e bactérias, para não mencionar o fato do cheirinho de roupa limpa ser mais relaxante. Então aproveite: dormir em lençóis limpos é um dos bons prazeres da vida.
Almofadas do sofá são muito macias
Você sabe que todo sofá, apesar de ser irresistível, carece de estrutura para ter alguém dormindo a noite toda nele. A diferença do sofá e da cama, nesse caso, é que a estrutura da cama mantém a coluna alinhada, que é (dããã) algo importante, já que é só o sistema de comunicação do seu corpo. Além disso, a postura correta garante uma melhor respiração, e respirar melhor garante uma melhor noite de sono, que por sua vez garante um dia muito melhor no trabalho, na academia, etc.
Temperatura
Você sabia que os colchões são confeccionados para não reter o calor do corpo? Isso ajuda o corpo a não ficar tão aquecido. Já um sofá de couro, por exemplo, não faz isso, além de fazer você “cozinhar” durante o sono. Ou seja, sua cama é projetada para dar conforto, além disso, o seu corpo repousa melhor quando está mais fresco.
To sleep or not to sleep
Quando você dorme no sofá, normalmente se adormece com a televisão ligada. A TV tem uma luz azul brilhante que imita a luz solar. Assim, você pode pensar que está dormindo enquanto a TV está ligada, mas na verdade está apenas com aquele sono que não engata e não é profundo, e o seu corpo não descansará (mesmo) o que ele realmente precisa.
Apesar de uma soneca ocasional no sofá ser recomendada, o que vale é você saber que, cientificamente, é comprovado que negar o sono profundo e relaxante ao corpo não é bom em nenhum aspecto.
Bom, agora você já sabe que o ideal é aproveitar o sofá, mas sem deixar de ir dormir na cama.
Boa noite! Zzzzzzz
Adicionar comentário