É Verdade Que no Café da Manhã Pode Mandar Ver Sem Dó? Liberou Geral?

“Posso comer o que quiser no café da manhã que não vou engordar?”
Não é verdade!
A distribuição das refeições ao longo do dia é fundamental para garantir boa disposição física e mental, o bom humor e boa relação com a comida. Claro que o café da manhã é importante! Mas como tudo, vale moderar.
Engorda-se quando o consumo de calorias ao longo do dia é maior do que o gasto com as atividades diárias. De maneira geral, não há uma hora exata para emagrecer ou engordar, o que vale é a somatória do dia.
Por isso, apesar de o café da manhã ser uma refeição importante, ele deve representar cerca de 25% das calorias do seu dia. Isso vai depender, claro, da rotina de cada um, mas é uma boa média. Com isso, em uma dieta de 2.000 calorias, o café da manhã deve representar 300 calorias.
Confira 3 exemplos de café da manhã de 300 calorias:

- 1 xícara (200ml) de café com leite desnatado
- 2 fatias de pão integral light
- 1 colher de sopa de margarina rica em poliinsaturados
- ½ papaya

- 1 xícara de salada de fruta
- 2 biscoitos integrais
- (ou ½ xícara de ceral matinal)
- 1 copo de bebida de soja zero

- 1 pão francês integral
- 1 fatia de queijo branco
- 1 copo de suco de fruta sem açúcar
Esta é uma quantidade que proporciona efeitos positivos, como o controle da fome ao longo do dia e boa disposição. Segundo os resultados do National Weight Control Registry – que reúne dados de participantes que perderam cerca de 15Kg e mantiveram por cerca de um ano ou mais – o consumo de um café da manhã regular foi uma das estratégias-chave para manter o peso que perderam. De 2.959 participantes, 78% consumiram a refeição em 7 dias da semana e somente 4% disseram não tomar café da manhã adequado.
Vale lembrar que a premissa de tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe, e jantar como um mendigo pode não se adequar para pessoas com diferentes estilos de vida. Há quem acorde com mais pressa e precisa de esforço para se disciplinar a incluir um bom café da manhã, sem excessos ou restrições. E aqueles que jantam bem, principalmente na mesa com a família, mas dão o tempo suficiente para o organismo processar o alimento antes de dormir.
No final, equilíbrio na boa distribuição de alimentos ao longo do dia é a solução!
Adicionar comentário