A prática do jiu-jitsu exige muito dos lutadores, que saem dos treinos fatigados e com a musculatura corporal lesada. Para diminuir a fadiga e as dores no dia seguinte – e melhorar o desempenho durante as lutas – esses atletas têm se beneficiado dos suplementos alimentares, que trazem ganhos interessantes.
Não existem suplementos específicos para determinadas modalidades de luta, mas sim, aqueles que são mais indicados para melhorar a performance dos lutadores. Para os praticantes do jiu-jitsu, por exemplo, recomendo a creatina – ideal para que esses atletas aumentem sua força e potência antes das competições. Além disso, a arginina percursora de oxido nítrico, responsável pela vasodilatação, também permite uma melhor oxigenação e nutrição da musculatura, colaborando com o desempenho do lutador. Estes dois suplementos são altamente indicados para os atletas que praticam atividades físicas intensas.
Muitas vezes, os treinos duram mais do que 60 minutos, o que implica na necessidade de recuperação da musculatura intra e pós-treino. Durante o treino (intra), os aminoácidos, junto com os carboidratos, cumprem essa função. Após as lutas, a recuperação pode ser feita por meio do consumo das proteínas, como o whey protein, associadas ao carboidrato (como, por exemplo, dextrose, waxy maize e palatinose), principal nutriente exigido durante as atividades físicas.
A cada ciclo de 60 minutos, essa combinação de aminoácidos, carboidratos e proteínas deve ser reposta. Somente os carboidratos não são o suficiente, por isso, as proteínas do soro do leite, conhecidas como whey protein, devem ser utilizadas – há também aquelas derivadas do arroz, da ervilha e das carnes hidrolisadas.
Lactobacilos podem ajudar em casos de desordem intestinal, pois as atividades físicas alteram a flora intestinal. Esses probióticos (lactobacilos) podem ser usados para propiciar o equilíbrio do organismo. Indico também o Ômega 3, que possui características anti-inflamatórias que beneficiam na recuperação dos atletas.
Para que os suplementos atuem satisfatoriamente no organismo, é preciso caprichar na hidratação, que fará com que os resíduos sejam eliminados de forma orgânica. Essa eliminação é alcançada pelo consumo de bastante água ao longo do dia, e este consumo deve ser contínuo.
Vale lembrar que os suplementos não substituem a importância de uma boa alimentação. Isso porque os nutrientes oferecidos pelas suplementações apenas complementam e oferecem componentes estratégicos que, muitas vezes, já são encontrados nos alimentos ingeridos. De nada adianta o atleta ser bem suplementado se a sua alimentação deixa a desejar.
Os lutadores só irão se destacar perante os seus oponentes caso a alimentação seja complementada com os suplementos, que irão recuperar a musculatura, diminuir os riscos de lesões e melhorar a disposição durante os treinos. E mais: lutadores não devem substituir as refeições por lanches ou suplementos. Eles também precisam consumir frutas, pois as vitaminas e minerais são essenciais para complementar a saúde do organismo.
Uma alimentação pobre em carboidratos não é indicada aos atletas, pois quem pratica exercícios físicos deve ter uma dieta rica em todos os tipos de alimentos saudáveis. Muitas vezes, as pessoas restringem o consumo de carboidrato por razões estéticas, porém, essa não é a melhor estratégia para os lutadores. Isso porque os carboidratos são os nutrientes mais utilizados durante as atividades físicas e os lutadores necessitam desses combustíveis energéticos em grandes quantidades.
Combinando alimentação saudável e balanceada com o uso adequado dos suplementos alimentares – indicados por um profissional – esses nutrientes farão do lutador de jiu-jitsu um verdadeiro campeão, dentro e fora dos tatames.
Adicionar comentário