Se você mora sozinho e acha que encarar o preparo das refeições, ou a compra dos ingredientes é algo difícil ou desafiador, saiba que você não está só. Por outro lado, você sabe da importância em manter uma rotina alimentar saudável e equilibrada.
Cristina Ferreira, gerente industrial da Superbom, conversou com a body.mag e deu 6 dicas bem bacanas para você se organizar e melhorar seus hábitos alimentares.
1- Planejamento do cardápio
Faça uma lista do que pretende comer em cada dia da semana. Para facilitar, pense nas refeições começando pelo prato principal e, a partir daí, escolha os acompanhamentos. Em seguida, faça as compras.
2 - Pense em sua rotina
Você almoça em casa ou no trabalho? Você volta pra casa para fazer um lanche no final da tarde ou vai direto para faculdade? Tudo isso influência no seu cardápio, portanto, tenha esses pontos em mente ao planejar o cardápio semanal.
3 - Atenção para a data de validade
Como alguns produtos possuem vencimento muito curto, você terá um prazo de consumo reduzido. Lembre-se de que, dependendo da quantidade, eles poderão ficar um bom tempo na sua despensa ou geladeira e, consequentemente, vão acabar estragando.
4 - Escolha alimentos saudáveis
Faça substituições que enriqueçam e deixem sua refeição mais saborosa: troque o refrigerante pelo suco de frutas, o café pela cevada, a margarina pela geleia e a carne animal pela vegetal. “Com essas pequenas trocas, você desfrutará de uma vida muito mais saudável e cheia de disposição”, explica Cristina.
5 - Resista às tentações das guloseimas
Limite-se a comprar o que é necessário. Evite os salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, chocolates e petiscos pois, na hora da fome, você não pensará duas vezes em optar por estes alimentos em vez de preparar uma refeição saudável.
6 - Utilize o fogão em detrimento do micro-ondas
Deixe o micro-ondas para situações mais esporádicas, pois sua forma de cozimento favorece a produção de radicais livres no alimento. Mas, se for utilizá-lo, nunca esquente a comida em recipientes plásticos, pois isso também aumenta a liberação de toxinas muito prejudiciais ao organismo.
Adicionar comentário