Oriental e Milenar, o Tai Chi Chuan Fortalece Corpo, Mente e Espírito
Um parque.
Pessoas reunidas em silêncio executando movimentos com precisão, delicadeza, suavidade e elegância.
Se você já presenciou uma cena assim, provavelmente esteve diante de uma aula de Tai Chi Chuan.
A prática dessa milenar Arte Marcial chinesa preza o contato com a Natureza, para que ela inspire os praticantes a se integrarem com seus ciclos de maneira harmoniosa e respeitosa. É uma conexão com a condição mais natural de ser. De ser verdadeiro, puro, livre e equilibrado.
A arte dos movimentos também se relaciona com animais inspiradores da compreensão sobre o significado da força, da flexibilidade, agilidade, equilíbrio e até mesmo de aspectos como a estabilidade emocional, a eficiência nas ações, a determinação nas escolhas e a responsabilidade.
A professora Angela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC) / Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center – Brasil explica alguns desses movimentos:
- Acariciando a Cauda do Pássaro - O pássaro tem leveza e sutileza em suas ações;,
- Garça Branca Abre as Asas - A garça é considerada uma das inspirações para a criação da Arte do Tai Chi Chuan. Seus movimentos leves, suaves e expandidos, devem ser imitados pelo praticante, além de sua capacidade de se equilibrar numa perna só com habilidade e tranquilidade;,
- Golpe dos Tigres - O tigre é um animal nobre, forte e flexível, com poder de decisão e destreza,
- Serpente Retorna ao Ninho - A serpente nos remete à flexibilidade combinada com força, um dos princípios que temos que desenvolver através da prática do Tai Chi Chuan;,
- Galo Dourado numa Perna Só - O galo dourado é uma figura altiva e sua postura numa perna só reflete a capacidade de se manter o equilíbrio em qualquer circunstância. É inclusive um exercício a ser praticado em qualquer momento para desenvolver o sistema nervoso e alcançar longevidade.
O Tai Chi Chuan proporciona o fortalecimento do corpo físico e sua recuperação, está aberto a todos, independente da idade ou das condições físicas. Mas ele é ainda maior do que isso.
Os praticantes desenvolvem o auto conhecimento, equilibram suas emoções e compreendem a importância de se ter uma conduta ética de alto nível, passam a valorizar ainda mais as relações humanas corretas, o estudo e a prática do altruísmo e da generosidade.
Enfim, o crescimento conquistado pelo guerreiro Tai Chi abrange o corpo, a mente e o espírito. A persistência, a determinação para enfrentar e superar limites e a paciência consigo mesmo são necessárias para alcançar a perfeição.
Você pode se ver como esse guerreiro?
Adicionar comentário