As aulas escolares já estão a todo vapor, mas algumas questões ainda preocupam os pais de crianças celíacas ou intolerantes ao glúten. Algumas medidas podem facilitar a vida da criança com essa restrição alimentar na escola – durante o ano letivo podem ocorrer diversas atividades externas, como excursões, que irão demandar certos cuidados.
Uma das mais importante é, por exemplo, comunicar a todos os responsáveis sobre a condição da criança e os cuidados que devem ser tomados para que ela tenha segurança no dia-a-dia. Ressaltar que o glúten não está presente apenas nos alimentos consumidos, mas também em outros produtos e utensílios frequentemente usados na cozinha. E, que, adotando certos cuidados a contaminação pode ser evitada.
Na hora do recreio, o ideal é que a criança leve lancheiras prontas de casa, com alimentos sem glúten – assim evita o contato com os lanches dos colegas da escola. “É fundamental também que os pais ou responsáveis conversem com a crianças sobre a importância de não comer o lanche dos colegas. Explicar sobre a doença celíaca e quanto o glúten pode faz mal à saúde dela é uma forma de reforçar esse cuidado com os pequenos”, explica a nutricionista da Schär, Luiza Carvalho.
A Schär, multinacional líder do segmento sem glúten, separou nove opções de lanches sem glúten para as crianças – todas nutritivas para compor uma alimentação equilibrada e considerando as necessidades nutricionais da criança em fase escolar. “O ideal é que a criança, que tem algum tipo de restrição alimentar, seja acompanhada por um nutricionista, pois dessa forma será ensinado a ela e aos responsáveis o que se deve ou não incluir na alimentação e quais as melhores opções para o lanche e outras refeições. Mas a dica é a variedade: a infância é uma fase que requer muitos nutrientes para que a saúde esteja sempre em dia”.
Um punhado de amoras, leite integral com cacau e 03 unidades de biscoito sem glúten Choco Chip Cookie Schär
01 goiaba, leite integral com cacau e 07 unidades de biscoito sem glúten Milly Friends Schär
01 maçã, água saborizada de limão e hortelã e 1 unidade do minibolo sem glúten Pausa Ciok Schär
09 morangos médios, água de coco, 3 espetinhos de queijo com tomate cereja e 1 unidade de biscoito tipo wafer sem glúten Noccioli Schär
Água saborizada de limão e hortelã, 3 espetinhos de queijo com tomate cereja e 3 sanduíches de biscoito sem glúten Schär Saltí com geleia de fruta sem adição de açúcar
09 morangos, leite integral com cacau e 6 unidades de biscoito sem glúten Crackers Schär
01 cacho de uva, leite integral com cacau e 01 sanduíche de pão sem glúten Rústico Schär com queijo e peito de peru
01 fatia de melancia, água saborizada de limão e hortelã e 1/2 pacote de salgadinho sem glúten Salinis Schär
Um punhado de mix de castanhas, chá de pêssego natural e 01 fatia de bolo de cenoura com chocolate sem glúten (confira receita abaixo)
Confira abaixo a receita do Bolo de Cenoura com Chocolate, na versão sem glúten, para compor uma das opções de lancheiras saudáveis:
Tempo de preparo: 50 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Temperatura: 180ºC
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
INGREDIENTES
Massa:
2 cenouras
2 xícaras de farinha sem glúten Mix Dolci Schär
1 xícara de açúcar
2 ovos
200 ml de leite de coco
¾ xícara de óleo de soja ou ¾ xícara de óleo de milho
1 colher de sopa de fermento em pó químico
Cobertura:
100 ml de leite de coco
70 gramas de chocolate em pó
40 gramas de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
MODO DE PREPARO
Descasque e corte as cenouras em pedaços pequenos. Depois, bata no liquidificador as cenouras o óleo e os ovos. Em uma tigela, misture bem com os outros ingredientes.
Despeje a massa em uma forma de 25cm com um furo no meio e untada com óleo e farinha.
Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos. Desenforme depois de frio e prepare a cobertura: coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre, até ficar uniforme.
Veja mais sobre a Schar
Adicionar comentário