Oito em cada dez mulheres possuem alguma forma ou grau de celulite em seu corpo. Já nos homens, isso é muito raro acontecer. Você sabe o por quê?
Segundo a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, pesquisas recentes mostram que o tecido gorduroso do homem é diferente do da mulher. No feminino, existem travas (septos) que são finas e retas e estão ligadas da superfície até o tecido, o que formam os famosos furinhos da celulite. Já os septos masculinos são grossos e mais resistentes.
Outra diferença é que os homens possuem mais testosterona, que faz com que eles ganhem mais massa muscular do que massa gorda, ao contrário da mulher com o estrogênio.
A celulite pode ter várias causas: fator genético e hereditário, problemas circulatórios, ingestão de hormônio, como anticoncepcionais, e estilo de vida desregulado, com má alimentação e sedentarismo.
Geralmente, a celulite feminina acontece desde jovem até a idade adulta, nas coxas, quadril e nádegas e as masculinas aparecem em homens mais velhos e com sobrepeso, na região abdominal.
Para prevenir os tão incômodos furinhos, é necessário ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras e açúcar, evitar o sal em excesso, ingerir bastante líquido e evitar cigarro e bebidas alcoólicas. Também é importante a prática de exercícios físicos regulares.
Adicionar comentário