O slackline, ainda que com seu jeito de brincadeira, oferece uma série de benefícios para o corpo, onde o equilíbrio é apenas a parte mais clara da atividade.
body.mag pesquisou para você alguns deles:
Desenvolvimento do Equilíbrio
Uma das principais necessidades para qualquer esportista é o equilíbrio. A passada no momento e da forma correta, o movimento de torso ou quadril balanceado, corpo que compensa a extensão de um braço… A prática do slackline pode ser um fator extra no desenvolvimento desta habilidade.
Exercício para todo o corpo
A lógica da prática induz o corpo a permaner estável em sua parte inferior, enquanto você trabalha diferentes posições de equilíbrio de coluna, além de braços e angulações de quadril.
Respostas musculares mais rápidas
Estudos realizados mostraram que, uma vez dada uma tarefa de força a um praticante de slackline, suas respostas foram mais rápidas, se comparadas a outras pessoas do grupo de controle. Ou seja, ainda que os praticantes não fiquem obrigatoriamente mais “fortões”, passam a agir com força rapidamente.
Memória e senso de direção
Praticantes de slackline, ao longo dos seus treinos – e pelas características do exercício – desenvolvem mais o seu hipocampo, que é a parte do cérebro responsável pela memória e, por consequência, da sua capacidade de “navegação”. Sabe porquê? Não? Pois, bem-vindo ao grupo… ninguém sabe exatamente! O que se sabe, com certeza, por diversos estudos, é que movimentos complexos exercitam o cérebro e auxiliam o aprendizado.
Foco
Não há como atravessar um trecho de faixa estreita, instável, sem que se concentre na ação. O slackline acaba treinando a sua mente para trabalhar mais focada, gerando benefícios para inúmeras outras atividades do dia a dia, inclusive na sua vida profissional.
Assim, se você está pensando em que atividade física pode começar a desenvolver fora de casa, está aí uma ideia bem interessante, que não custa caro e que, no mínimo, é bem divertida!
Adicionar comentário